CURSO PARA CERIMONIÁRIOS

CURSO PARA CERIMONIÁRIOS DO HABBO HOTEL

Feito por Monsenhor Luan Antonie Mestre de Cerimonias de Sua Santidade

PARTE I

O cerimoniário é um jovem com muita importância para a santa e sagrada liturgia, ele deve ser muito atento e principalmente discreto em tudo o que faz. Deve compreender o rito do dia e o que se passa na celebração. Ele é o responsável pela organização local, sendo necessário para que a celebração ocorra da melhor forma possível. Se o cerimoniário não entender o rito a celebração ficará perdida pois ela necessita de uma harmonia que é passada pelo cerimoniário. 

PARTE II
Regras

» Estudar o rito com antecedência;
» Nunca Sussurrar com ninguém, sempre organizar antes da celebração;
» Postura, só sair do lugar no momento certo;
» Nunca exercer a função do outro;
» Nunca ficar inato;
» No momento da celebração deixar somente a aba do habbo e do rito aberta;
» Nunca dizer observações. Exemplo: *Noto que o Padre está no local errado*

PARTE III
Funções

Mestre de Cerimônias: Distribuir as funções, organizar a procissão de entrada, retirar e colocar Mitra e Báculo, acompanhar o celebrante nas incensações à frente quando não houver diácono.
Cerimoniário 1: Indicar aos concelebrantes os lugares que devem sentar, acompanhar o celebrante nas incensações à traz quando não houver diácono, acompanhar o concelebrante que irá preparar o altar para o ofertório.
Cerimoniário 2: Acompanhar os leitores (Combinar com antecedência como irão juntos para o ambão), sempre estar de olho nas leituras corretas, ficar sempre perto do ambão.
PARTE IV
Santa Missa
Procissão de Entrada
Na procissão de entrada o Mestre de Cerimônias, juntamente com os cerimoniários devem organizar a procissão, sem demora para que ocorra tudo certo. Nunca esquecendo de conferir se as velas estão acesas e se está tudo pronto para que inicie a celebração.




Quando se chega perto do altar, antes do celebrante fazer a vênia e genuflexão (se houver sacrário em frente) o Mestre de Cerimônias retira a Mitra e o Báculo do presidente da celebração e entrega aos auxiliares que irão segurar por toda a celebração os determinados paramentos. Podendo assim, logo após ir em direção ao altar.







Ritos Iniciais
Logo após que o Celebrante beija o altar, se houver turíbulo na missa ele incensa o Altar, o crucificado e alguma imagem, sendo seguido a frente o Mestre de Cerimônias, no meio o Celebrante e a traz o Cerimoniário, caso haja 1 diácono ele vai a frente e o Mestre de Cerimonias a traz, e se houver dois diáconos eles substituem os Cerimoniários.






Na Cátedra o Celebrante inicia a celebração, assim o Mestre de Cerimônias deve ficar sempre ao seu lado direito. Neste momento o Cerimoniário 1 fica ao lado esquerdo e o Cerimoniário 2 fica ao lado do Ambão. Sempre que o Presidente da Celebração precisar de algo ele irá pedir ao Mestre de Cerimônias que irá fazer com que o pedido do Presidente seja obedecido o mais rápido possível.






Liturgia da Palavra
Dando início à liturgia da Palavra o Cerimoniário 2 se desloca do ambão e vai buscar os leitores, sendo que os mesmos devem fazer a vênia no mesmo momento.








O Cerimoniário 2, tem a função de ver se as leituras proclamadas estão corretas com a Celebração, caso esteja errada discretamente ele deve comunicar ao Leitor.










No momento em que se inicia o canto de aclamação ao evangelho o turiferário deve se ajoelhar na frente do presidente da celebração que irá deitar incenso no turibulo e abençoar. Terminado o turiferário deve se dirigir para a frente do ambão.












Assim, o Mestre de Cerimônias retira a Mitra do Presidente da Celebração e aguarda até o momento em que o presidente terminar de traçar o sinal da cruz no momento do Evangelho para entregar o Báculo.













Se o Presidente da Celebração for proclamar o Evangelho, quem o acompanha é o Mestre de Cerimônias, caso contrário o Cerimoniário 2 auxilia o Diácono ou Sacerdote que irá proclamar o Evangelho, entregando o Turíbulo no momento devido.













No momento da Homilia o Mestre de Cerimônias deve se afastar e deixar o Presidente da Celebração bem livre para que ele possa gesticular. (Muito cuidado neste momento para não ficar inativo e aparecer o zZz, por isto neste momento é oportuno clicar em Sussurrar com algum Cerimoniário e em questão de tempo em tempo ficar escrevendo algo para evitar que fique inativo) Uma dica para não ficar entediado no momento da homilia é que você deve ficar fingindo em casa ser o pregador e leia a homilia em voz alta em tom de que você esteja pregando para uma assembléia.




No momento do Ofertório o Mestre de Cerimonias acompanha o presidente da celebração para arrumar o altar, caso quem irá arrumar o altar seja um concelebrante o Cerimoniário 1 deve acompanhar o mesmo para que o auxilie, tanto no turíbulo quanto ao purificar as mãos.









Já com o Presidente da Celebração diante do altar, no momento em que o presidente disser: Por Cristo nosso Senhor, o mestre de Cerimônias retira o Solidéu. E se afasta ficando lado a lado do Cerimoniário 1 para que fique organizado. Os mesmos devem ajoelhar ao mesmo momento quando for o momento, e levantar também ao mesmo tempo.








Ao fim da Comunhão o Presidente da Celebração fará a oração pós comunhão e assim que acabar o Mestre de Cerimônias coloca a Mitra e entrega o Báculo, para que o mesmo faça os Avisos, e depois dê a benção final. Quando terminar a benção final o Celebrante juntamente aos Concelebrantes beijam o Altar e saem em procissão.











Ao fim eles saem em procissão sendo que o Mestre de Cerimônias deve ser o último a entrar na Sacristia e o primeiro a ajudar o Celebrante a se desparamentar.












Monsenhor Luan Antonie
Mons. Maestro è domiciliato in Città del Vaticano.